Já são 5 anos de história! Nesses 5 anos fizemos muitas amizades e conhecemos inúmeros talentos da música católica do Ceará e do Brasil! Sim, do Brasil! Desde a segunda edição temos recebido inscrições de bandas de fora do Ceará, e isso tem sido uma grande alegria para nós, pois podemos interagir com outras realidades musicais excelentes! Vimos que a música católica só tem sido fortalecida nesses últimos 5 anos. Vimos bandas que participaram de nossos festivais terem mais abertura na mídia... Ouvimos músicas tocadas no Festival sendo tocadas nas rádios, vimos bandas participantes do Festival gravarem CDs... Quanta alegria!
Esse histórico tem o objetivo de apresentar os campeões de edições anteriores, para que você veja os novos talentos surgindo, construindo sua história na música católica junto conosco. Confira todos os detalhes:
MÚSICA
I Festival Recado de Música Católica

O I Festival Recado de Música Católica ocorreu em parceria com a RCC-CE. O Festival foi feito em 3 etapas: uma Seletiva, uma Eliminatória e uma Final. As eliminatórias foram realizadas no Ginásio Paulo Sarasate, durante a realização do VIII Congresso Estadual da RCC-CE, uma parceria que rendeu muitos frutos. A grande Final foi dentro das atividades do XVIII Ministrando com Artes, outro evento promovido pela Comunidade Recado. Saiba mais:

Eliminatórias: 19, 20 e 21 de setembro de 2008

Local: Ginásio Paulo Sarasate (durante a realização do VIII Congresso Estadual da RCC-CE)

Final: 29 de novembro de 2008

Local: Colégio Farias Brito (Aldeota)

Jurados: Eliminatórias: Luiz Carvalho (Com. Recado), Nicodemos Costa (Com. Shalom), Rachel do Vale (cantora católica), Jacqueline Eugênio (Com. Grão de Trigo), Josilene Pinto (Com. Recado).

Final: Cristiano Pinheiro (Com. Shalom), Nicodemos Costa (Com. Shalom), Rachel do Vale (cantora católica), Jacqueline Eugênio (Com. Grão de Trigo), Mateus Assunção (Com. Recado).

Músicas Premiadas:

1º Lugar: Meu Pai (Grupo Fidelis) – Fortaleza-CE
2º Lugar: Lágrimas (Banda Hesed) – Caucaia-CE
3º Lugar: Quando não Lembrei de Você (Danilo Sena) – Fortaleza-CE

Melhor Intérprete: Domício Júnior (Grupo Fidelis) – Fortaleza-CE

Revelação: Banda Sopro Divino – Maracanaú-CE

II Festival Recado de Música Católica

A segunda edição do Festival Recado de Música Católica ocorreu com algumas novidades. Fizemos apenas 2 etapas – uma Seletiva e uma Final – e houve 2 categorias – Música Sacra e Música Litúrgica. A Categoria Música Litúrgica foi pensada para que os compositores valorizassem mais a sagrada liturgia, para que nós tivéssemos composições belas e corretas para a Santa Missa. Uma grande novidade nos Festivais de Música do Brasil! Foi a primeira vez que também apresentamos as músicas num teatro, o qual deu ao evento um tom mais intimista, com as bandas tocando muito mais perto do público. Outra novidade do II Festival foi nosso blog, que se tornou um importante instrumento de informação e interação com os participantes. Saiba mais:

Final: 26 e 27 de setembro de 2009

Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz

Categorias: Música Sacra e Música Litúrgica

Jurados: Nicodemos Costa (Com. Shalom), Isaías Luciano (Com. Shalom), Jacqueline Eugênio (Com. Grão de Trigo), Daniel Karbage (Obra Lumen), Rafael Nascimento (Com. Recado).

Músicas Premiadas:

Categoria Música Sacra
1º Lugar: Clarear (Danilo Sena) – Fortaleza-CE
2º Lugar: Água (Banda Hesed) – Caucaia-CE
3º Lugar: Tua Presença (Valério Nunes) – Fortaleza-CE

Categoria Música Litúrgica
1º Lugar: Sementes da Vida (Banda Hesed) – Caucaia-CE
2º Lugar: Santo dos Santos (Missão em Cantos) – Fortaleza-CE
3º Lugar: Confesso a Deus (Banda Corações em Deus) – Fortaleza-CE

Melhor Intérprete: Erismar Santiago (Banda Nova Vida) – Maracanaú-CE

Revelação: Banda Corações em Deus – Fortaleza-CE

Festival Recado de Música Católica 2010

O Festival Recado de Música Católica 2010 passou também por várias reformulações, a começar da logomarca, que retirou a numeração romana e incluiu o ano de realização, ideia do nosso fundador Luiz Carvalho. As 2 categorias permaneceram (Música Sacra e Música Litúrgica) e o Teatro SESC Emiliano Queiroz mais uma vez foi escolhido como local de realização. Em 2010 também passamos a ministrar cursos de música litúrgica voltados para os compositores do Festival, pois percebemos que muitas músicas inscritas na Categoria Música Litúrgica não estavam plenamente de acordo com as normas litúrgicas. O curso facilita muito o processo de composição ao frisar detalhadamente as características de uma boa música litúrgica. Também tivemos a reformulação do nosso site, que agora tem endereço próprio, e houve uma maior interação com os participantes pela internet através do blog, orkut e twitter. Enfim, foram várias maravilhas de Deus que nos acompanharam na terceira edição. Saiba os detalhes:

Final: 23 e 24 de outubro de 2010

Local: Teatro SESC Emiliano Queiroz

Categorias: Música Sacra e Música Litúrgica

Jurados: Josilene Pinto (Com. Recado), Rafael Nascimento (Com. Recado), Bruno Clemente (Com. Recado), Fabíola Castro (Com. Recado), Gonzaga Leite (Músico Regente de Corais)

Músicas Premiadas:

Categoria Música Sacra
1º Lugar: Prisioneiro do Amor (Ministério Comunhão Perfeita) – Redenção-CE
2º Lugar: Todo o Sentido (Danilo Sena) – Fortaleza-CE
3º Lugar: Já é Tempo (Banda Nova Vida) – Maracanaú-CE

Categoria Música Litúrgica
1º Lugar: Isto é o Meu Corpo (Missão Sopro de Vida) – Fortaleza-CE
2º Lugar: Salmo 23 (Banda Hesed) – Caucaia-CE
3º Lugar: Magnificat (Ministério Fidelis) – Fortaleza-CE

Melhor Intérprete: Tânia Torres Lemos (Ministério Tua Face) – Porto Feliz-SP

Revelação: Banda Lord Metal – Fortaleza-CE

Festival Recado de Música Católica 2011

O Festival Recado de Música Católica 2011 foi só alegria! Graças a Deus batemos um recorde de músicas inscritas! Músicos e ministérios de várias partes do Brasil vieram mostrar seus talentos no nosso palco. E que talentos! Voltamos às origens e fizemos, mais uma vez, uma parceria com o Ministrando com Artes, outro evento promovido pela Comunidade Recado que respira arte! E essa fusão foi mais que perfeita! Os artistas passaram o dia com louvores, pregações e participando de cursos de formação artística e se deliciaram à noite com o melhor da Música Católica do Brasil!!! O evento foi realizado no Colégio Master e premiou vários novos talentos da música católica. Os participantes premiados com o primeiro e segundo lugares da Categoria Música Sacra ainda abriram o show "Recado e Dominus", no Teatro Paulo Sarasate. Saiba os detalhes:

Final: 27 e 28 de agosto de 2011

Local: Colégio Master

Categorias: Música Sacra e Música Litúrgica

Jurados: Nicodemos Costa (Comunidade Shalom), Alexandre Amoreira (baterista), Fabíola Castro (Com. Recado), Daniel Karbage (Banda Kyrios Dei), Gonzaga Leite (Músico Regente de Corais),

Músicas Premiadas:

Categoria Música Sacra
1º Lugar: O Deus do Impossível (Banda Hesed) – Caucaia-CE
2º Lugar: Não Quero Viver Assim (Banda Refúgio Sagrado) – Fortaleza-CE
3º Lugar: Herança Eterna (Banda Neoqeav) – Fortaleza-CE

Categoria Música Litúrgica
1º Lugar: Meu Eleito (Missão Sopro de Vida) – Fortaleza-CE
2º Lugar: Nos Transformas em Ti (Banda Hesed) – Caucaia-CE
3º Lugar: Eterno Soberano (Comunidade Rainha da Paz) – Fortaleza-CE

Melhor Intérprete: Eduardo Braz (Banda Hesed) – Caucaia-CE

Revelação: Banda Consagrados – Fortaleza-CE

Festival Recado de Música Católica 2012

A quinta edição do Festival foi belíssima!!! Merece destaque a Missão Sopro de Vida, tricampeã da Categoria Música Litúrgica! Mais uma vez, ministérios e bandas de várias partes do Brasil vieram mostrar seu talento em nosso evento. E como é bom ver os “filhos do festival” se destacando. Várias bandas participantes gravando CD’s, clipes e tendo suas músicas tocadas nas rádios católicas. Como foi lindo ver nossos campeões cantando no “V Evangelizar”, um mega-evento promovido pela Rádio Dom Bosco!!! Foi muita festa, muita alegria para os organizadores e para os participantes!!! Saiba os detalhes:

Final: 18 e 19 de agosto de 2012

Local: Colégio Santo Tomás de Aquino

Categorias: Música Sacra e Música Litúrgica

Jurados: Nicodemos Costa (Comunidade Shalom), Alexandre Amoreira (baterista), Raquel Carpejani (Com. Recado), Rachel do Vale (cantora católica), Gonzaga Leite (Músico Regente de Corais)

Músicas Premiadas:

Categoria Música Sacra
1º Lugar: Virgem Sublime (Banda Rainha da Paz) – Fortaleza/CE
2º Lugar: Tua Voz (Banda Apóstolos) – Camocim/CE
3º Lugar: Um Outro Lugar (Banda Becchi) – Fortaleza/CE

Categoria Música Litúrgica
1º Lugar: Ofertas (Missão Sopro De Vida) – Fortaleza/CE
2º Lugar: Haja Luz (Missão Sopro de Vida) – Fortaleza/CE
3º Lugar: Campos do Senhor (Banda Hesed) – Caucaia/CE

Melhor Intérprete: Rosa Maria Tróccoli (Comunidade Sopro de Deus) – Fortaleza/CE

Revelação: Banda Luminus (Fortaleza/CE)

Festival Recado de Música Católica 2013

Seis anos de Festival, seis anos de muita música católica de qualidade no nosso palco, louvando e bendizendo àquele que é Senhor de toda a nossa arte! Nosso festival se consolida como um grande momento anual da música católica, aguardado ansiosamente pelos ministros de música. Bendito seja Deus por isso! Em 2013 nosso Festival contou com a alteração do nome da antiga Categoria Música Sacra, passando a se chamar Categoria Música Autoral, pois o conceito de “música sacra” é praticamente o mesmo de “música litúrgica”. O Festival ocorreu no palco do Teatro Nadir Papi Saboya, no Colégio Farias Brito Aldeota. Voltamos ao clima de realizar o evento num teatro, com aquele mesmo clima intimista de quando realizávamos o Festival no Teatro SESC Emiliano Queiroz. Foi lindo mais uma vez! Não tem como não ser desta forma!!! Contamos com Bruno Camurati no nosso corpo de jurados, um dos grandes compositores católicos da atualidade. E contamos com muitos ministros de música ungidos por Deus mostrando sua arte no Festival. Saiba todos os detalhes:

Final: 7 e 8 de setembro de 2013

Local: Teatro Nadir Papi Saboya (Colégio Farias Brito – Aldeota)

Categorias: Música Autoral e Música Litúrgica

Jurados: Bruno Camurati (cantor católico), Rachel do Vale (cantora católica), Daniel Karbage (Obra Lumen), Bruno Clemente (Com. Recado), Allison Alves (Com. Recado)

Músicas Premiadas:

Categoria Música Autoral
1º Lugar: Servo (Ministério Uno & Trino) – Fortaleza/CE
2º Lugar: Versos em Canção (Banda Luminus) – Fortaleza/CE
3º Lugar: Teu Doce Olhar (Banda Neoqueav) – Fortaleza/CE

Categoria Música Litúrgica
1º Lugar: Diante do Teu Altar (Comunidade Sopro de Deus) – Fortaleza/CE
2º Lugar: Pequeno Pão (Ministério Ressurgindo em Cristo) – Fortaleza/CE
3º Lugar:Jesus Ressurgiu (Missão Sopro de Vida) – Fortaleza/CE

Melhor Intérprete: Virginia Rodrigues (Ministério Uno & Trino) – Fortaleza/CE

Revelação: Banda Anjos Dizem Sim (Fortaleza/CE)

Festival Recado de Música Católica 2014

Na Palavra de Deus, o número 7 é chamado de número da perfeição! Fazendo jus a essa referência, a 7ª edição do Festival Recado de Música Católica foi de uma maestria digna do Senhor! Mais uma vez tivemos talentos fantásticos sendo apresentados no nosso palco! Bruno Camurati mais uma vez esteve entre nossos jurados e fez um belo pocket show antes de uma das noites do Festival. A Banda Luminus, que foi revelação do Festival em 2013 e que foi indicada para vários prêmios no último Troféu Louvemos o Senhor, nos presenteou com seu show na noite de premiação. Nossa logo foi reformulada, contando com um aspecto mais convidativo e moderno. Estamos sempre em evolução! As bandas premiadas ainda ganharam como prêmio um show autoral, mostrando seus belíssimos trabalhos de evangelização no Hallel 2014, uma parceria de muito sucesso do Festival. Foi uma festa espetacular! Bendito seja Deus!

Final: 13 e 14 de setembro de 2014

Local: Teatro Nadir Papi Saboya (Colégio Farias Brito – Aldeota)

Categorias: Música Autoral e Música Litúrgica

Jurados: Bruno Camurati (cantor católico), Rachel do Vale (cantora católica), Alexandre Amoreira, Raquel Carpejani (Com. Recado), Jairo Nascimento

Músicas Premiadas:

Categoria Música Autoral
1º LUGAR: My Brother - Banda E3 (Fortaleza/CE)
2º LUGAR: Peito Aberto - Projeto 2 ou + (Fortaleza/CE)
3º LUGAR: Salva-me - Banda Hesed (Caucaia/CE)

Categoria Música Litúrgica
1º LUGAR: Frutos de Ti - Banda Hesed (Caucaia/CE)
2º LUGAR: Vida Nova - Banda Adorers (Maracanaú/CE)
3º LUGAR: Exultemos de Alegria - Ministério Corações em Deus (Fortaleza/CE)

Melhor Intérprete: Bárbara Alves - Banda Hesed (Caucaia/CE)

Reveleção: Banda Elion (Caucaia/CE)

Festival Recado de Música Católica 2015

Em 2015 nosso Festival foi se adaptando às mídias sociais e tivemos inscrições apenas por e-mail. Você não precisa mais nem sair de casa para se inscrever! Foram duas noites repletas de música católica de qualidade! O pop da Banda Regina Pacis, o sertanejo da Banda VEO e o metalrock da Banda Lord Metal compõem o pódio da categoria música autoral. Foram muitos talentos! A sensação era de "poucos prêmios para muitos talentos!", como foi dito por um dos jurados na premiação. Saiba todos os detalhes:

Final: 26 e 27 de setembro de 2015

Local: Colégio Imaculada Conceição

Categorias: Música Autoral e Música Litúrgica

Jurados: Daniel Karbage (Obra Lumen), Raquel Carpejani (Com. Recado), Marcelo Oliveira (cantor católico), Jairo Nascimento, Alexandre Amoreira

Músicas Premiadas:

Categoria Música Autoral
1º LUGAR: O que você me diz? (Banda Regina Pacis) – Fortaleza/CE
2º LUGAR: Da água, vinho (Banda VEO) – Fortaleza/CE
3º LUGAR: Volte pra Mim (Banda Lord Metal) – Fortaleza/CE

Categoria Música Litúrgica
1º LUGAR: Santo (Ministério Corações em Deus) – Fortaleza/CE
2º LUGAR: Campos da Vida (Banda Hesed) – Caucaia/CE
3º LUGAR: Salmo 33 (Jefferson e Banda) – Fortaleza/CE

Melhor Intérprete: Lucy Berce (Banda Emunah) – Chapadinha/MA

Reveleção: Missão Boa Semente (Aquiraz/CE)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TEATRO

 

I Festival Recado de Teatro

O I Festival Recado de Teatro surgiu em 2008, como uma iniciativa inovadora no campo do Teatro católico. Muitos dos que se apresentaram tiveram a oportunidade de se apresentar pela primeira vez em palco profissional e, em outros casos, foi a intenção de participar do Festival que formou grupos e ministérios.

Nossa primeira edição contou com a parceria econômica da Fundação Beto Studart e com a cobertura jornalística da TV Record (Grupo Cidade). Em sua abertura, apresentou-se a primeira turma de sapateado da Comunidade Recado, com o espetáculo "Barulho da Terra", da coreógrafa Eveline Nogueira.

O Festival foi feito em 2 etapas: uma Seletiva e uma Final. Assim, no I Festival Recado de Teatro, os 5 esquetes finalistas foram: "Fé Verdadeira" "Presentes para um Rei" – Grupo Teatro Vertical; "Coração Humano" – Comunidade Shalom; e "Toda mulher é Maria e traz no ventre o fruto do Amor" – Núcleo de Teatro da Paróquia da Parangaba.
Seu encerramento também culminou com o início da temporada do espetáculo Nem 1, 2, 3 do Ministério de Teatro Recado.

Saiba mais:

Final: 29 e 30 de agosto de 2008
Local: Teatro Ibeu-Aldeota (Fortaleza - CE)
Jurados: Camila Barbosa (atriz e produtora cearense); Natália Regia (atriz e dramaturga cearense); Pavel Ribeiro (consagrado da Vocação Recado; ator e gestor em marketing).

Premiações:

1º Lugar: "Presentes para um Rei" – Grupo Teatro Vertical
2º Lugar: "Uma tal Maria" – Grupo Gloriart
3º Lugar: "Fé Verdadeira" – E.JC. Paróquia do Antônio Bezerra

 

II Festival Recado de Teatro

Na segunda edição do Festival Recado de Teatro ocorreu em 2009, tivemos uma grande novidade: o aumento do número de premiações de grupos/ministérios finalistas. Fomos abençoados com o grande desenvolvimento, aperfeiçoamento e profissionalização da arte teatral desses grupos/ministérios finalistas, resultando em um aumento da qualidade técnica, mas acima de tudo, da criatividade.

O Festival de 2009 manteve as mesmas 2 etapas do I Festival – uma Seletiva e uma Final e seus finalistas foram: Grupo Glori'Art, Ministério de Artes Lumen, Grupo de Teatro Ágape, Ministério de Teatro da Comunidade Católica Servos do Senhor, Ministério Cáritas e Núcleo de Teatro da Paróquia da Parangaba.

Uma das nossas alegrias foi a apresentação de um ministério e de um grupo formados a partir do I Festival Recado de Teatro, o Ministério Cáritas, da Comunidade Adonai, e Grupo de Teatro Ágape, do E.JC. Paróquia do Antônio Bezerra.

Saiba mais:

Final: 27 de junho de 2009
Local: Teatro Ibeu-Adeota
Jurados: Débora Moreira (integrante da Vocação Recado, atriz e diretora cearense); Chirliane Alves (integrante da Vocação Shalom, atriz cearense); Rafaela Lessa (consagrada da Vocação Recado, musicista).

Premiações:

1º Lugar: "Isto Não está no Texto" – Grupo Gloriart.
2º Lugar: "O Carrosel da Vida" – Ministério de Artes Lumen.
3º Lugar: "Vida" (Ministério de Teatro da Comunidade Católica Servos do Senhor)


III Festival Recado de Teatro

Se a qualidade técnica e a criatividade do II Festival nos tinha surpreendido, nesse III Festival Recado de Teatro ficamos ainda mais maravilhados! Como consequência disso, na categoria "Melhor atriz", o júri abriu a exceção que lhe é permitida e premiou duas grandes atrizes de enorme destaque: Tatiana Leite, do Grupo Gloriart, e Érica Ferreira da Silva, do Grupo de Artes Juventude Santa.

Essa terceira edição contou também com algumas novidades. Em parceria com a Escola de Artes Magnífica e do Coral (regido pelo maestro Gonzaga Leite), ambos da Vocação Recado, tivemos belíssimas apresentações no intercalar dos esquetes.

Nesse ano de 2010, tivemos como finalistas os seguintes grupos/minsitérios: Ministério de Artes da Comunidade Face de Cristo; Grupo de Teatro Ágape, Ministério de Artes Lumen; Grupo Gloriart; Grupo de Artes Juventude Santa (do Maranguape); Ministério Cáritas.

Esse também foi o Festival que ficou marcado pelos testemunhos de superação e de manifestação da glória de Deus. Como bem nos foi profetizado para esse evento: "Providenciarei de uma forma que vocês não terão como desconfiar que fui eu quem dei." E acreditamos, pelas partilhas com os participantes desse ano, que de fato foi Deus quem tudo providenciou!

Saiba mais detalhes:

Final: 19 e 20 de Junho de 2010
Local: Teatro Ibeu-Aldeota
Jurados: Carolina Li (consagrada da Vocação Recado, atriz/pesquisadora em Palhaçaria); João Machado (ator/pesquisador em Comicidade e Riso); Bruno Clemente (consagrado da Vocação Recado, musicista e diretor de musicais).

Premiações:

1º Lugar: "Uma Chance para os Astros" – Grupo de Teatro Ágape
2º Lugar: "Essa é sua realidade" – Ministério de Artes Lumen
3º Lugar: "Capitão Fura-Bucho VS Tonha do Tiro" - Grupo de Artes Juventude Santa

 

IV Festival Recado de Teatro

Melhor Direção: Grupo Presença
Melhor Texto: Ministério Fonte Água Viva
Melhor Iluminação: Grupo Presença
Melhor Sonoplastia e Trilha Sonora: Grupo Presença
Melhor Cenário: Ministério Fonte Água Viva
Melhor Figurino: Grupo Presença
Melhor Maquiagem: Grupo Presença
Revelação Festival: Francisco Wesley M. Dantas- Grupo Ágape
Melhor Ator/Atriz: Lívia Cartaxo- G.Presta
Melhor Ator/Atriz Coadjuvante: Gilvamberto Félix- Ministério Fonte Água Viva

1° Arrumando as Malas - Ministério Fonte Água Viva
2° Brilho de Uma Alma - Grupo Presença
3° É Proibido Ser Feliz - Grupo Ágape

 

DANÇA
Mostra de Dança 2015

A Mostra de Dança foi uma iniciativa do Ministério de Dança Recado, com a finalidade de fomentar a arte dentro da igreja católica e auxiliar na formação dos pequenos grupos atuantes nas paróquias e comunidades, incentivando a profissionalização da arte e o uso da dança para a evangelização.

Em sua primeira edição, realizada em 2015, tivemos a apresentação de 4 grupos de dança convidados, além da coreografia feita pelo membros do Ministério de dança Recado da música "Deus Mora em Mim".

Foi uma grande troca de experiência entre todos que participaram e uma semente plantada no coração dos membros da Comunidade Recado para sonhos futuros com relação a dança.

Saiba mais:
Apresentações: 3 de outubro de 2015.
Local: Teatro do Ibeu - Aldeota
Grupos de Dança convidados:

Obra Lúmem – Corações ao Alto;

Grupo Anuncia-me;

Ministério de Dança Mensageiros do Amor;

Grupo Estrela Mares – Fogo Santo;

 
Copyright © 2016 | Festival Recado